O inverno tem sido de temperaturas altas em Minas Gerais e os termômetros podem chegar aos 40°C nesta quarta-feira (23) e onda de calor pode atingir as regiões do Triângulo Mineiro, Noroeste, Norte, Zona da Mata e Vale do Jequitinhonha, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia.
O Inmet alerta para onda de calor, pelo menos até sexta-feira (25), com risco leve à saúde para 780 cidades. A temperatura 5°C acima da média deve durar por um período de dois até três dias. O predomínio de uma intensa massa de ar seco sobre grande parte do país, favorece para que as temperaturas máximas superem 30°C em todas as regiões mineiras, podendo chegar a 38°C no Noroeste, Norte Triângulo Mineiro.
Os baixos índices de umidade relativa do ar se deve ao predomínio de uma massa de ar seco
Os índices de umidade inferiores a 30% prevalecem à tarde em quase todo estado, exceto no Leste e Nordeste. O tempo seco e quente deve persistir pelo menos até a próxima sexta-feira (25).
Baixa umidade
As condições do tempo são favoráveis a ocorrência de baixos índices de umidade, abaixo de 30%, em localidades da região Metropolitana de Belo Horizonte, Oeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata, na tarde de hoje.
Já nas regiões Norte, Noroeste, Central Mineira, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Sul/Sudoeste os índices de umidade do ar podem ficar abaixo de 20%.
Unaí faz parte da lista de cidades atingidas pela onda de calor.
Fonte: Itatiaia