A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, promoveu, no dia 19 de setembro, a primeira oficina tutorial para elaboração do Plano de Implementação do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde (PMISEVS-MG). Este plano faz parte do Programa de Fortalecimento do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde de Minas Gerais – VigiMinas. O evento contou com a participação de coordenadores e referências técnicas de vigilância em saúde, sanitária e epidemiológica dos 12 municípios de abrangência da GRS Unaí.
Durante o evento, a GRS Unaí promoveu uma oficina para orientar os participantes sobre o processo de elaboração do Plano Municipal de Implementação do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde de Minas Gerais , com esclarecimento de dúvidas, visando à replicação das ações nos municípios.
Para a secretária municipal de Saúde de Riachinho, Luana Roque, “a participação dos gestores neste evento foi fundamental para estarmos cientes de todos os processos dentro do município, identificando o que precisa ser aprimorado, implementado ou corrigido. Além disso, foi possível reconhecer o que já estamos fazendo para alcançar um maior êxito em relação às ações de vigilância em saúde”.
Segundo Kleber Márcio, coordenador de vigilância sanitária do município de Arinos, “o aprendizado sobre o Vigiminas de hoje foi importante para nós, municípios, porque pudemos levantar as necessidades que temos na vigilância em saúde e demais vigilâncias. Com os aprendizados dessa oficina, poderemos aplicar esses recursos de forma eficaz para que possam trazer retorno positivo ao município, visando mais eficiência no atendimento à população”.
Programa VigiMinas
Instituído em 2021, o VigiMinas é o Programa de Fortalecimento do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde de Minas Gerais e tem o intuito de promover ampliar a articulação entre os atores federados e fortalecer o planejamento, a gestão e a execução da Vigilância em Saúde no estado. A elaboração foi realizada pela Fundação João Pinheiro, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Como parte desse programa, os municípios devem elaborar o Plano Municipal de Implementação do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde de Minas Gerais (PMISEVS-MG), que é baseado no conjunto de responsabilidades definidas pela legislação vigente da atuação de cada ente federativo no âmbito da vigilância em saúde. Essas responsabilidades foram traduzidas em atribuições e cada atribuição é desenvolvida em um processo que deverá ser executado pelo estado e pelo município no âmbito da atuação do SEVS-MG. Cada processo está definido em termos de ações e atividades que devem ser executadas para que o objetivo da Vigilância em Saúde naquele tema seja cumprido. A distribuição das atribuições relaciona-se com os componentes da Vigilância em Saúde (Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde Ambiental, Vigilância em Saúde do Trabalhador, Vigilância Sanitária) e com algumas atividades transversais de Emergências em Saúde Pública e Vigilância laboratorial.
O Plano Municipal de Implementação do SEVS-MG leva em conta a população como um fator importante para definir as atribuições de cada município. Isso é feito para garantir uma atuação mais eficaz e adequada à realidade de cada lugar.
Fonte: Gerência Regional de Saúde de Unaí