GRS Unaí promove primeira oficina do Projeto Saúde em Rede

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) promoveu a primeira oficina tutorial do Projeto Saúde em Rede, nos dias 9 e 10 de maio,  que contou com a participação de 29 tutores municipais da Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE).

Os profissionais foram indicados pela gestão e são responsáveis por replicar as oficinas nas Unidades Laboratório do município e apoiar na expansão para toda a rede municipal.

A oficina foi ministrada pelas analistas regionais, Amanda Mares e Leila Faria, juntamente com a analista central Andreia Babêtto.

Durante o evento, os participantes discutiram a importância do trabalho em equipe e do trabalho colaborativo para efetivar a integração entre a APS e a AAE, um dos objetivos do Saúde em Rede. Além disso, refletiram sobre o papel esperado desses serviços na Rede de Atenção à Saúde.

Foto: Eduardo Medeiros

Foto: Eduardo Medeiros

De acordo com a coordenadora de Atenção à Saúde da GRS Unaí, Amanda Mares, “o objetivo da oficina foi permitir que os próprios profissionais reflitam em suas práticas e implementem melhorias nos processos de trabalho. Todo o processo de formação dos tutores envolve dinâmicas em que os profissionais trazem aspectos de sua prática cotidiana aplicados aos conceitos e teorias que são discutidos, seguindo a lógica da Educação Permanente em Saúde.”

Projeto Saúde em Rede

O Projeto Saúde em Rede é um processo de educação permanente que busca desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Seu objetivo é organizar as redes de atenção à saúde desde a Atenção Primária, passando pela Atenção Especializada e Hospitalar a fim de promover um melhor serviço para a sociedade e gerar mais valor ao cidadão.

A metodologia do programa busca envolver dirigentes e técnicos do nível central e das regionais de saúde, bem como os gestores municipais e suas equipes, incluindo, principalmente, todos os trabalhadores que atuam nas unidades de saúde.

A operacionalização do projeto se dá em duas frentes: workshops de alinhamento teórico e tutoria com apoio direto aos profissionais em exercício.

Fonte: GRS Unaí

 

Veja também

Empresas e Serviços em Unaí